quinta-feira, 19 de agosto de 2010

“Neste fruto está escondido o paraíso!”

Agosto é o mês do cachorro louco, aquela coisa toda... Mas, também, é um mês extremamente significativo para a Música Popular Brasileira, em especial, para o Rock Brazuca. Algumas datas remetem a situações tristes como a morte de Raul Seixas, por exemplo. Porém, agora, em 2010, comemora-se 35 anos do disco Fruto Proibido de Rita Lee & Tutti Frutti. Registro fantástico! Fruto Proibido é considerado por muitos o melhor disco de rock brasileiro de todos os tempos e está sempre nas melhores colocações em listas produzidas pela crítica especializada (e decente! Se é que existe crítica decente...). Esta verdadeira obra prima vem fazendo a cabeça de muitas gerações sendo, assim, grande influência e base para músicos de diversos estilos.


















O disco Fruto Proibido reflete perfeitamente o bom momento em que Rita Lee, Luiz Carlini e cia. estavam vivendo. Depois de um disco vetado pela antiga gravadora e de alguns probleminhas ocorridos no disco anterior (Atrás do porto tem uma cidade), os “Tutti Fruttis” se encontraram, finalmente. Mudaram de gravadora e fizeram de um sítio no interior de São Paulo o seu retiro de loucuras mil para conceber as sonoridades e mensagens que construiriam a obra prima do bolachão da capa cor de rosa.












Ah, lembro bem do dia em que comprei esse disco... na verdade, o CD! Peguei o primeiro salário do meu primeiro emprego, entrei numa loja e comecei a fuçar tudo! Quando eu vi o CD com aquela capa cor de rosa e li “Rita Lee & Tutti Frutti - Fruto Proibido” quase tive um troço! Eu sabia da existência desse disco, o tinha como sonho de consumo, mas, nunca tinha visto a capa... Enfiei o CD debaixo do braço e não larguei mais... nem por decreto! Levei pra casa sem nem questionar o preço! Aí, phodeu! Passei, durante séculos, todas as poucas horas livres de minha vida de operadora de caixa degustando o Fruto Proibido... Mesmo já conhecendo bem músicas como “Agora só falta você”, “Esse tal de Roque Enrow” e “Ovelha Negra” (primeira música que aprendi a tocar no violão depois do “Parabéns a você”), fui arrebatada de jeito! E hoje, uns 10 anos e bem mais horas livres depois, ouço este disco com a mesma fome de música e emoção... Com ele, saquei, de fato, que em cada fruto proibido está escondido o paraíso. Delícia! “Você não acha irresistível?”. Só me falta o LP, agora... Quero descobrir muitos sons ainda desta maravilha... E olha que eu tenho dúvida se o meu preferido da banda é esse ou o Entradas e Bandeiras!

Bem, no meio dessa comemoração toda, vem uma notícia que todos os coraçõezinhos que amam Rita Lee & Tutti Frutti esperavam: será lançado, em 2011, o documentário “Rita Lee & Tutti Frutti” sobre o período mais fértil da banda (1973 a 1978)! O filme está em fase de produção. Abaixo, segue um vídeo com uma matéria produzida para o programa Vitrine da TV Cultura onde o jornalista, músico e, agora, documentarista Moisés Santana e o guitarrista Luiz Carlini são os entrevistados:
http://www.youtube.com/watch?v=gxIlXp8T0yo


Segue, também, o link de um site muito interessante que fala sobre o projeto:
http://www.culturabrasil.com.br/especiais/35-anos-de-fruto-proibido-2


Já estou na torcida para que dê tudo certo nessa produção tão significativa. E aguardo ansiosa o produto final! Rita Lee é uma das maiores artistas que o Brasil produziu em todos os tempos e Tutti Frutti é um momento especialíssimo e apaixonante de sua carreira! Além disso, nunca é demais falar da importância de Luiz Carlini, Lee Marcucci e cia. para o Rock Brasileiro. Mas, há uma dúvida latente: Será que Rita Lee vai falar? É o que todos esperam... e eu acredito que sim! E você, o que pensa sobre isso? Aguardemos!

Presentinho para quem ainda não conhece essa delícia de disco que é o Fruto Proibido:

















E para reforçar, mando aqui um compacto com duas músicas gravadas em espanhol, “Oveja Negra” e “Ese Tal de Roque Enrow”.
Em Espanhol



Delicie-se! E lembre-se: “quem morre hoje nasce um dia pra viver amanhã e sempre!”




Muito mais sobre Rita Lee & Tutti Frutti aqui:

Mega Rock Brasil - 05ª Homenagem: Rita Lee & Tutti Frutti

Beijo grande! Positivas, sempre!

De

7 comentários:

  1. Denise, foi em 75 que comecei a ser fã da Rita Lee... Não preciso dizer mais nada, não é?
    Esse tal de Roque Enrow (sempre gostei disso, ela abrasileirar a expressão rock'n roll, bem tropicalista)fez com que eu me apaixonasse por Rita Lee. Eu nunca sei muito bem o que escrever sobre a Rita, parece que sempre falta algo.
    Tento! Acabei de postar sobre o show de Goiânia, passem por lá
    ritalee.blog.terra.com.br

    ResponderExcluir
  2. Denise...que espetacular texto apaixonado o seu por Rita Lee e esta obra única, impecável o 'Fruto Proibido'. Em 1975 eu tinha 9 anos de idade e ganhei de minha madrinha este Lp, (que possuo intácto até hoje), com o selo no alto 'Série Luxo', capa dupla e encarte. Nesta época, eu, uma criança normal não podia negar que não entendia ao certo todas as letras, mas amava tudo...lembro que alguém me explicou o que era ser 'Ovelha Negra', o que já ajudou bastante hehehe. Apaixonado que era...vislumbrava a Rita Lee na capa, tão moderna, tão a frente de tudo... era algo mágico, inatingível, mas ao mesmo tempo tão próximo... Lembro de Rita fala numa das milhões de matérias que já li ao longo da vida algo do tipo: 'A gravadora era a 'Som Livre' então podiamos criar nosso som.
    Beijos, Artur.

    ResponderExcluir
  3. Mutantes que me perdoem, mas eu AMO Tutti Fruti!! Fora que, nessa época, a Rita era a casa da minha tia - e como eu sou parecida com essa tia, já tirei muita onde de Rita Lee mocinha... hahahahaha

    ResponderExcluir
  4. Olá, meus lindos! Vocês são maravilhosos! E apaixonados pela Rita como eu!

    Norma, o que você faz pela Rita é divino! Sua paixão por ela e a forma como você a expressa é linda! Seu blog é sensacional! Rita merece ter admiradores como você!

    Artur, eu nasci nos anos 80 e, por isso, demorei um pouco para conhecer os trabalhos da Rita feitos nas décadas anteriores... venho daquela coisa de ouvir rádio e era ligada aos hits... Mas, veja como é louco esse lance da Rita atrair seres de todas as idades: eu, desde criança já gostava dela, mesmo sem entender muito bem... me lembro de um dia em que eu brincava na rua e meu pai me chamou no portão para ver a Rita na televisão... fui correndo! rsrs... Acho bacanas essas histórias como a sua ou a da Norma que amam Rita desde criança também...

    Amanda, eu sempre o seu visu parecido com a Rita, principalmente do Tutti Frutti... rsrsrs... Lindona! Inclusive, se aquele projeto musical tivesse dado certo (lembra), você seria a única que lembraria alguém da banda... hahahahaha... mesmo sendo Mutantes... Ah, eu amo Mutantes e amo Tutti Frutti.. acho tão diferentes uns dos outros... a Rita, inclusive, parece ser duas pessoas totalemnte distintas! rsrs...


    Bom, gente, estou muito feliz com essa ideia do documentário sobre o Tutti Frutti! A produção está em mãos excelentes... Moisés Santana é um grande músico e Lia Machado Alvim é umas pessoas que mais entendem de Música Brasileira no país! Quero saber o que vocês estão pensando sobre isso...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Tudo acabado... uma pena!

    http://www.jornalacidade.com.br/editorias/caderno-c/2010/09/10/rita-lee-fala-sobre-twitter-tutti-frutti-e-gilberto-gil.html

    ResponderExcluir
  6. Que pena a Rita Lee não rezar mais na mesma filosofia de outrora!
    Sou tão orgulhoso por ser atenado com esses épicos de grande criatividade da nossa musica.

    ResponderExcluir
  7. Olá Denise. Tive o prazer de conhecer o Diógenes e Emília em Campos do Jordão. A pedido dele estou postando meu poema, é apenas um de muitos que escrevo, leia e me diga se gosta, tá? Abraços.

    Eterno Amor

    Oh! Amado de minha alma
    Como negar a um frágil coração,
    De se embalar nessa forte paixão?


    Não o privaria um só segundo
    De bater no ritmo desse louco amor
    Nem o privaria de sentir tão linda dor;


    Como não me envolver nesse sentimento tão puro,
    Sentimento que me toma a alma,
    E em nenhum momento se acalma?


    Como posso viver sem essa fúria em meu ser,
    Esse anseio que enche meu peito,
    E me faz viver sem preceito?



    Oh! Amado de minha alma
    Viverei a cada segundo enamorada
    E eternamente serei sua amada.

    ResponderExcluir